passos-mg

Considerada a capital do Sudoeste Mineiro, localizada próxima das margens do Rio Grande, Passos é a cidade-pólo do Circuito Turístico Nascentes das Gerais. É um lugar aconchegante e seguro de se viver.

Concentra-se na cidade uma excelente rede hoteleira e de serviços, gastronomia típica, turismo religioso acentuado com estilos variados de arquitetura, turismo de compras diversificado com destaque na indústria confeccionista e mobiliária. Além de atuar como centro político-administrativo por sediar órgãos do governo estadual e representações de órgãos e entidades federais, Passos é referência em educação devido ao campus FESP/UEMG e aos diversos cursos técnicos que atraem milhares de alunos, fator este que transforma a noite passense conhecida regionalmente.

Aliando a tradicional hospitalidade mineira com as belezas naturais regionais do circuito. A formação de Passos inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1848, sendo elevada à categoria de cidade no ano de 1858. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de maio.

A cidade se destaca como pólo regional, possuindo uma economia baseada principalmente na agropecuária e no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços. Nos transportes, a cidade é servida principalmente pelas rodovias MG-050 e pela BR-146.

Por volta de 1780, tendo morrido o pai, o jovem Padre José de Freitas e Silva fixou-se em Jacuí e implantou a Fazenda Bonsucesso, ao pé do morro de São Francisco, onde instalou a mãe viúva e outros familiares. Dona Faustina Maria das Neves, daí para frente, dirigiu os destinos da fazenda, de cuja colônia, junto às faisqueiras do Bonsucesso, se originou a cidade de Passos.

À primeira e diminuta capelinha de Santo Antônio (edificada pelos paulistas) seguiu-se outra, na atual praça da Matriz, maior e em condições de ser curada, com a invocação do Senhor dos Passos (edificada pelos mineiros). Prevaleceu a segunda, sendo modificado o traçado urbano anterior.

Eventos em Passos MG

A capela do Senhor dos Passos, iniciada em 1829 por iniciativa de Domingos Barbosa Passos, tornou-se o centro do arraial (1835), da Paróquia (1840), da vila (1848) e da cidade (1858). Exposições e mostras artísticas e fotográficas, lançamentos de livros fazem parte do intenso movimento cultural da cidade, que é dotada de excelente infraestrutura de espaços de pequeno, médio e grande porte elevam o nome de Passos como cidade dos eventos. Convenções, feiras e shows são regularmente realizados no município, tais como a EXPASS, com espetáculos musicais e leilões agropecuários.

Acontece em Passos no mês de Outubro, o 1º Fetival da Criança no Teatro, promovido pela Trupe Ventania, com apoio da ADESC Regional – Associação de Desenvolvimento Cultura.

Anualmente acontece também o Festival Selton Melo de Vídeo, promovido pela Faculdade de Comunicação Social de Passos, FESP/UEMG, quando são reunidos alunos de diversas escolas da cidade, os quais realizam produções audiovisuais para concorrerem entre si. Recebendo por diversas vezes, em seu encerramento, o ator e diretor passense Selton Melo.

Todo ano ocorre também o “Passos Motorcycles” no mês de Agosto e o “Festival Cultural Gastronômico Sabor de Passos”, realizado de setembro a novembro. Concurso de petiscos entre bares, restaurantes e lanchonetes da cidade. Promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), já está na 5ª edição (2012).

Também anualmente, no mês de Maio, acontece a “Marcha Para Jesus” que é realizada no dia dos Evangélicos de Passos, sempre no primeiro sábado após o aniversário da cidade de Passos, sendo promovido pelo COMEP-MG (conselho de Ministros Evangélicos de Passos-MG) juntamente com as igrejas evangélicas local.

Dica

O teatro é de fácil acesso. Ele é administrado por um grupo de teatro e possui uma programação semanal com saral, palestras e espetáculos e ainda possui um café muito charmoso.

Galeira de Fotos da cidade de Passos – MG

Mapa da cidade de Passos