Pela primeira vez, a Prefeitura de Passos passa a oferecer aos usuários da Saúde a especialidade médica de nefrologia – área médica destinada ao diagnóstico e tratamento clínico de doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. O atendimento está sendo prestado no Centro de Especialidades Médicas Celina Coelho, no ambulatório São Lucas.

De acordo com o diretor de administração da Secretaria de Saúde de Passos, William José Barbosa, a demanda de pacientes aguardando uma consulta na especialidade é de 630 pessoas, que agora começa a ser atendida, por determinação do prefeito Ataíde Vilela.

Quem ainda não está na fila, mas tem algum problema do trato urinário, deve consultar antes numa unidade básica de saúde mais próximo de casa. “Primeiro as pessoas têm que passar pelo PSF (Programa de Saúde da Família), onde o médico, se achar que há necessidade, irá fazer o encaminhamento para o nefrologista”, explica o diretor.

A médica Lilian Cardoso é a nefrologista que foi contratada pela Prefeitura– por processo seletivo – para atender os pacientes com doenças no sistema urinário. Ela é a primeira profissional dessa especialidade a prestar o serviço para o Município.

“É mais uma medida que tomamos para melhorar e ampliar o atendimento em saúde para o povo de Passos. Não tem sido fácil por causa das dificuldades financeiras da Prefeitura, que assumimos com uma grande dívida contraída pela administração passada, mas aos poucos vamos conseguindo cumprir nossos compromissos de campanha eleitoral”, disse o prefeito Ataíde Vilela.

Outras ações na área da Saúde foram promovidas pela Secretaria de Saúde, especialmente para solucionar um problema que afeta os pacientes há anos: as filas por cirurgias e exames. “Já começamos a liberar as cirurgias eletivas e, agora, quase 30 mil exames laboratoriais de pacientes que estavam aguardando desde o ano de 2011. E outras medidas na saúde virão para atender às necessidades da nossa população”, acrescentou o prefeito.