Acontece no próximo sábado (31), em frente à prefeitura, das 9h às 12h, um grande evento de estímulo à atividade física em Passos, numa promoção da Prefeitura, através do Departamento de Esporte e Lazer, em parceria com a Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos). É o Agita Passos, criado para mobilizar e integrar profissionais da educação física, entidades esportivas e a população através de miniaulas e apresentação de coreografias. Academias de ginástica e entidades ligadas à educação física confirmaram participação no evento, que é aberto a qualquer pessoa.

O Agita Passos está na segunda edição e irá começar com uma caminhada às 8h, com saída do Ginásio Barú de Pádua. Alunos dos projetos Agita Passos (academias ao ar livre), Dants (programa de atenção às doenças e agravos não-transmissíveis) e Vida Melhor vão se reunir no ginásio e descerão até à Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), em frente à prefeitura, onde vão participar das atividades.

O diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Marcelo Campos Machado, explica que o Agita Passos tem dois projetos diferentes: as academias ao ar livre e o evento anual, feito para estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos, para obterem uma vida mais saudável. “Melhora a pressão arterial, reduz o estresse…”, diz Marcelo Campos, ressaltando que, antes de qualquer atividade física, a pessoa deve passar por uma avaliação médica.

De acordo com um levantamento feito pela professora Claudia Arouca Queiroz, coordenadora do projeto Agita Passos, as academias ao ar livre, montadas pela Fesp com apoio da Prefeitura nos bairros Penha, Vila Rica, Colégio de Passos e São Francisco, possuem 316 frequentadores. Segundo Marcelo Campos, esse número pode aumentar, bastando às pessoas utilizarem a mais próxima de sua casa, onde um profissional irá dar toda instrução para o bom uso dos aparelhos. Esse professor permanece no local cerca de duas horas por dia, a partir das 7h.

A auxiliar de nutrição Delma Pereira de Lima frequenta a academia ao ar livre do Agita Passos da Praça Lúcio Bittencourt, no Bairro São Francisco. Ela aproveita para levar as filhas e incentivá-las a fazer ginástica nos aparelhos. “A gente vem todo dia nesse horário (de manhã) e, às vezes, à noite também. Nossa, é muito bom! Eu já perdi seis quilos”, afirma, acrescentando que a filha Nataly Pereira de Lima Moraes também teve redução de peso, perdeu cinco quilos nos aparelhos.